O que é, e como criar um organograma?
top of page
  • Foto do escritoritaloxver

O que é, e como criar um organograma?

Atualizado: 3 de mai. de 2022



Uma empresa sem processos, é sinônimo de uma empresa desorganizada.


Alinhar os processos das ações e organizar em um organograma, é uma ótima forma de otimizar o tempo a ser gasto nas tarefas, automatizando algumas etapas das ações, melhorando o fluxo das atividades na empresa, além da comunicação, e a divisão de afazeres.


Nesse artigo, vou ensinar a você como montar um organograma para a sua empresa, para evitar perguntas como "o que devo fazer agora?" ou "qual a próxima etapa?".


O principal objetivo de um organograma, é ilustrar e apresentar de forma objetiva e direta, a hierarquia empresarial, e a distribuição das responsabilidades.


É um esquema muito utilizado em empresas de grande porte, porém, ajuda e muito empresas de pequeno e médio porte também, justamente para essa otimização nos processos, principalmente quando se trata de serviços, ou trabalho remoto.


Ter um visual do que cada colaborador deve fazer otimiza-se e muito os processos.


Mão na massa: Primeiros passos para estruturar o organograma

Primeiro, precisa se ter em mente que o organograma pode ter as mais variadas funções, e vai de você definir.


Neste exemplo, vou montar com você um organograma de hierarquia, com as funções de cada cargo em uma agência de marketing.


Porém você pode seguir os mesmos passos e definir um organograma para uma determinada campanha, por exemplo.


Definido o objetivo do organograma, devemos traçar agora quem, e o que vai fazer parte. No nosso exemplo, vou definir como cargos da hierarquia:

Diretor, analista, desginer;


E as respectivas funções: Definição de objetivos, Análise da solicitação, Pesquisa, Conceito de conteúdo, Produção de conteúdo (copy, legendas, headlines), Design, Homologação de conteúdo, Aprovação, Publicação.


Note que em diversas etapas, se participa mais de um cargo e vamos visualizar melhor no momento da montagem do organograma.


Conhecendo a ferramenta:


Existe uma ferramenta gratuita que você pode usar para criar seu organograma, e nela que vamos utilizar como exemplo. A plataforma é a LucidCharts, e você pode criar uma conta aqui


Não temos vínculo algum com a plataforma, estamos apenas sugerindo uma plataforma que julgamos simples, justa e utilizável para o exemplo


Depois de criar uma conta na plataforma, você tem acesso a vários templates (modelos) de diferentes tipos e diferentes finalidades na plataforma, note que para usar alguns, é necessário um plano pago.




É válido lembrar também, que é possível fazer o organograma sem programas para auxiliar, é possível faze apenas com uma folha e uma caneta!!


Voltando ao Lucidchart, você tem acesso a diversas formas, e um plano aberto para montar e estruturar a organização da sua empresa.


Na imagem abaixo, montei um exemplo de como pode ser estruturado um organograma funcional, onde na linha horizontal está os cargos da hierarquia, e na vertical, os processos a serem feitos. Depois basta fazer a relação de quem vai executar, ou participar de cada etapa do processo.



A ferramenta é bastante intuitiva e simples de se usar.


É possível ainda compartilhar o plano com seus colaboradores, para ser acessado remotamente, além de os mesmos conseguirem fazer alterações, se permitido, claro.





33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page