6 formas de melhorar a gestão das suas vendas
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  • Foto do escritorMarcus Leal, M.Partner

6 formas de melhorar a gestão das suas vendas

Atualizado: 19 de mai. de 2021



Vendas... tudo o que mais queremos que a nossa empresa tenha e, em abundância, certo?


Essa é, sem dúvida, a melhor parte de toda a jornada, na vida de um empreendedor.


Vender é a parte gostosa do processo. Quando as pessoas estão interessadas, buscam pelo eu produto ou serviço e você só precisa fazer tudo direitinho para que o cliente saia da sua loja, salão, escritório ou studio completamente satisfeito[a].


Porém, o caminho que o seu cliente vai percorrer até que ele chegue nessa fase é muito importante e decisivo para o resultado final da experiência do seu cliente em potencial.


Quanto maior for a organização do seu processo de vendas, melhores serão as chances para resultados extraordinários.


Nesse artigo, vamos te apresentar 6 passos para melhorar a gestão das suas vendas e alavancar ainda mais os seus resultados.


Segue o passo a passo aqui com a gente e não perde nenhum ponto, ta?


Antes de qualquer movimento, é importante conhecer bem a fundo o seu negócio. Entender o mercado no qual a sua empresa está inserida é fundamental para que os resultados sejam exponenciais.


Por isso é importante conhecer:


  • o seu produto

  • o seu cliente

  • os seus concorrentes

  • seus pontos fortes

  • seus pontos fracos

  • principais oportunidades

  • principais ameaças


Cada um desses pontos são fundamentais e compõem o planejamento estratégico do negócio. Se você não sabe o que é ou como fazer um planejamento estratégico, não se preocupe, clique aqui para saber mais e nós vamos ajudar você nesse processo.


Essa será a sua base para que o planejamento de vendas e as estratégias possam ter ainda mais impacto e resultados.


Vamos lá?



1 - Organize o seu processo! Deixe-o mais simples possível.

Muitas empresas cometem o erro de sofisticar demais o processo, tirando todo o foco da experiência do cliente. Isso pode ser prejudicial, uma vez que o empreendedor está olhando pra dentro, não levando em consideração a forma com que o cliente vê e sente durante do o processo de vendas.


O objetivo final é na experiência do cliente, porém, a forma com que o processo é realizado também importa. É isso mesmo, você também precisa olhar para o seu processo, mas com o foco no resultado do cliente.


Isso significa que o seu processo precisa ser simples, rápido, prático. O seu colaborador ou a sua equipe precisam estar altamente treinados e capacitados para a realização do processo de atendimento e vendas.


Entenda de que forma o seu cliente será atendido, quanto tempo leva o atendimento, como o atendente/vendedor irá conduzir o processo.


A utilização de ferramentas e softwares ajudam no processo, dando padrão e centralização das informações.



2 - Gestão do tempo! manualmente no excel não dá. Use um sistema de gestão eficiente.


Você já parou para pensar quantos elementos compõem uma venda?


  • estoque

  • quantidade

  • preço

  • combinação

  • tamanho

  • cor

  • peso

  • altura

  • prazo

  • duração

  • documento fiscal

  • entrega

  • dados do cliente


Opa, muita coisa né? Você pode até conseguir fazer isso durante o início do seu negócio, mas assim que ele crescer [e eu espero que será muito rápido] você precisará de um sistema de gestão eficiente que auxilie na execução das vendas do seu negócio.


Hoje em dia, quanto maior for o seu domínio com a tecnologia, melhores serão os resultados da sua empresa. Tratando do seu processo de vendas, usar um sistema de gestão será fundamental para centralizar todas as informações tanto da sua empresa quanto do seu cliente e, consequentemente, das compras que ele faz.


Quais são os benefícios de um sistema de gestão para o seu processo de vendas?


  • automatização dos processos

  • base de dados segura para armazenar as informações

  • maior segurança para o seu cliente

  • maior profissionalismo para a sua empresa

  • maior organização em todo o processo


Aqui na LEAL, ajudamos as empresas nesse sentido, melhorando a gestão das vendas usando um sistema de gestão eficiente.




3 - Segurança e liberdade: onde estão os seus dados?


A gestão de vendas estabelece todo o processo, desde:

  • planejamento de vendas

  • pré-venda

  • realização da venda

  • pós-venda

  • análise de resultados das vendas


Por isso, ter liberdade significa poder acessar todos passos do seu processo de vendas de qualquer lugar. Sem precisar ficar o tempo inteiro no estabelecimento, usar uma ferramenta em nuvem pode ajudar no seu processo.


Imagina acompanhar o seu cliente por toda a loja, fazendo o pedido do cliente em tempo real, enquanto ele escolhe os seus produtos e vai ao caixa apenas para fazer o pagamento, seria interessante não é?


Não necessariamente funcionaria em todos os modelos de negócio, mas aqueles que possuem venda consultiva, pode ser uma excelente estratégia.


Usar uma ferramenta que possibilite isso, otimiza e muito o processo e a gestão das vendas.


Ao passo que o seu processo de vendas se torna livre, com a possibilidade de usar ferramentas de vendas e sistema de gestão online, a segurança dos dados e o processo se torna muito mais lucrativos e melhoram a experiência do seu cliente.



4 - E o estoque, como fica a gestão?


Outro ponto muito importante no seu processo de gestão de vendas, é o seu controle de estoque. Quantas vezes já vimos uma empresa que vendeu um produto que não tinha, ou um tamanho que não tinha, ou talvez uma cor que não tinha.


Você já passou por isso como cliente? Se a sua resposta foi sim, acredito que agora você está pensando que a gestão e estoque é muito importante para a sua empresa também.


Na gestão de vendas da sua empresa, o gerenciamento do estoque de ser levado muito à sério. No item 2 desse artigo citamos algumas características sobre o processo de vendas e, ao passo que fazemos uma reflexão, a maioria dos item citados tem relação direta com o seu estoque.


Por isso, esse processo não pode ser negligenciado e precisa ser tratado com muito cuidado e atenção. Aqui na LEAL, ajudamos os nossos clientes a cuidarem de cada detalhe quando o assunto é estoque.


No nosso estudo de caso, a Maiele, nossa cliente do segmento de beleza e maquiagem, fala da importância da gestão de estoque e da organização dos processos de venda.


Quer assistir, clique aqui.



5 - E a satisfação dos clientes... como está?


Apenas com a gestão de vendas estruturada será possível medir o nível de satisfação dos clientes. E para que isso seja possível, alguns fatores precisam ser levados em consideração.


  • a importância do produto

  • a importância da ocasião

  • o produto

  • a experiência do usuário

  • o resultado final da compra


Cada um desses pontos precisam ser registrados. Ou, do contrário, você não se lembrará de todos.


Anotar todas as informações e registrá-las no seu sistema de gestão de vendas irá facilitar esse processo.


Nós entendemos que a rotina de pós venda e satisfação do cliente é muito importante para a manutenção do relacionamento do cliente com a empresa.


6 - Gestão financeira: reduzindo a inadimplência


A gestão de vendas dá lucro!


Sim, dá lucro.


Fazer uma gestão de forma eficiente diminui a inadimplência.


Em muitos dos nossos casos, nossos clientes usam o sistema de gestão para gerenciar cadastros de seus clientes e atribuem limites de compra para que o próprio sistema não permita a realização da venda, caso o cliente não possua o limite desejado.


Além de registrar todos os processos de venda a prazo, você irá ter todos os clientes com venda, prazo de vencimento e geração de carnês e promissórias.



Considerações finais


Nesse artigo buscam apresentar as melhores praticas para que você ter os melhores resultados gerenciando as vendas com muito mais eficiência e profissionalismo.


Nós da LEAL, buscamos entregar o máximo possível de insights que são verdadeiramente válidos para o dia a dia da sua empresa.


E como um presente, vamos dar à você uma teste gratis da nossa ferramenta de gestão.


Para acessar o seu teste gratis, bastar clicar aqui.



Te espero nos próximos artigos!


Um abraço,



Marcus Leal

Chairman LEAL.

sociogerente@lealadmconsultoria.com.br



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