Siga o nosso Instagram

Inscreva-se no nosso canal do YouTube

YouTube-community-captions-feature-endin
Oferta-de-email 297.png
Prancheta 1.png
conte%C3%BAdo_edited.png
Prancheta 2.png
  • Marcus Leal, M.Partner

Custos altos - como resolver esse problema?

Atualizado: Mai 24




Um negócio, necessariamente, tem algum custo para operar, mesmo que este seja o seu tempo dedicado a ele para fazê-lo funcionar corretamente.

Num mundo utópico, isso seria o alcance da perfeição, sabendo que o único custo da nossa empresa seria a minha hora de trabalho.

Bom na teoria, na prática a coisa é bem diferente...

Os resultados de uma empresa, sim, são medidos [ou melhor, são guiados] pela sua capacidade de vendas. Ou seja, pelo seu faturamento.

Entretanto, a sua eficiência está completamente ligada aos custos que a empresa gera.

Ta conseguindo me acompanhar até aqui? Se você pensou que sim, algumas coisas já começam a fazer sentido para você.

Se você pensou... "como assim?"... Bom, já já você vai entender melhor.


Estrutura de custos do seu negócio

De que forma é composta a estrutura de custos da sua empresa?

Quando eu te faço essa pergunta, quero que você pense na maneira que eles ocorrem.

São custos recorrentes? São custos previsíveis? São esporádicos?

Estruturar os seus custos melhora no impacto final, no resultado que a sua empresa pode alcançar. A identificação e a avaliação de cada custo é fundamental para os resultados. Independente do tamanho do custo, precisa ser avaliado e planejado com o seu direcionamento para os objetivos financeiros da empresa.

Em tese, tudo que venha contrair o capital da empresa deve gerar retorno. Ou seja, aquilo que a sua empresa usa como recurso e gasta dinheiro do seu caixa, precisa gerar retorno sobre o investimento realizado.

Dessa forma, tudo o que a sua empresa faz e utiliza precisa estar orientado aos resultados do negócio. Gerando resultados positivos ou contribuindo, de alguma maneira, para o crescimento da empresa.

Pense que a construção do seu negócio compôs um ativo chamado de CAPITAL SOCIAL, que foi o dinheiro que você usou para a construção da empresa, quando ela não tinha nenhum tipo de estrutura, produtos, estoques, matéria prima e, principalmente, não havia nada de vendas.

Pensando nisso, tudo que você foi comprando, foram custos. Os utensílios, os equipamentos, cada matéria prima ou produto para estoque, todos os investimentos em divulgação e marketing e, até então nenhum tipo de retorno, correto?

Agora pensando hipoteticamente, se você fizesse apenas 1 venda, teria recuperado tudo o que foi gasto para que ela acontecesse?

Provavelmente não [toda regra à excessão] e a curva de aceleração de vendas deve subir o mais rápido possível ao passo que a custos deve descer.


De que forma podemos resolver o problema do alto custo na empresa?

Depois que você entendeu de que forma os seus custos estão estruturados e, principalmente, planejados em orientação ao planejamento estratégico da empresa é necessário controlar a utilização e o planejamento destes custos.

Para isso, podemos usar alguns métodos. Dependendo do tamanho do seu projeto, se estiver começando, pode utilizar um controle básico através de uma planilha no excel. Porém, essa é uma solução paliativa, já que estamos falando de custos.

Isso porque para tornar a sua empresa eficiente, usar um sistema de gestão te dará, no longo prazo o resultado que você realmente vai precisar.

Mantenha o seu sistema de gestão atualizado, fazendo os lançamentos periódicos dos custos para entender como a sua empresa está operando.

Após o planejamento, é muito importante manter o controle, diariamente, fazendo a gestão do caixa e analisando os resultados financeiros da empresa.

Este processo permite que a avaliação de custos seja mais realista, com a comparação do custo em relação aos resultados.

Por exemplo:

Quanto o custo "x" gerou de resultado em relação custo?

gastei 1000$ em marketing e retornou 2500$ em faturamento

Além disso, Quanto deste esforço contribuiu para o resultado total?

ação = 2500$ resultado total = 10000$

É importante analisar o quanto o esforço gera de resultados. Caso o custo não venha a gerar tantos resultados, é melhor repensar e reavaliar a possibilidade de novas soluções.

Contudo, diminuir os custos da empresa deve ser uma tarefa habitual para que a saúde do negócio mantenha-se sempre positiva. Entender os seus custos é entender a sua empresa à fundo e esse é um passo que jamais poderá negligenciado.

Aqui na LEAL nós ajudamos os nossos clientes nesse passo a passo, desde o entendimento dos custos, o planejamento financeiro do negócio além da nossa plataforma de gestão completa.

Se você chegou até aqui e possui dificuldade em gerenciar os custos da sua empresa, clique neste link para entrar em contato com a gente e um consultor irá te atender!

Se esse conteúdo é relevante pra você, passe-o a frente!

Nos vemos em breve.

Um grande abraço,


Marcus Leal

Chairman

sociogerente@lealadmconsultoria.com.br

www.lealadmconsultoria.com.br