• Italo xavier

Volta do Orkut: O que aprender com isso?


Na última semana, quarta-feira (27) uma rede social que marcou muitas pessoas reativou o seu domínio na internet, e isso bastou para viralizar.

A rede em questão é o Orkut, e o seu fundador Orkut Büyükkökten reativou o domínio do site, com uma mensagem para os usuários de suas redes, e para as demais redes sociais atuais, em tom de crítica aberta.



O texto começa com uma apresentação, o Orkut fala o porquê ter criado a rede social, e comenta sobre o propósito do orkut: "uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados"


Além de indiretamente criticar as redes sociais atuais: "Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas"


Mas afinal, por que a simples reativação de um domínio na internet é capaz de gerar tanto alvoroço e repercutir tanto na mídia? a resposta é simples: BRANDING.

Branding ou Brand Management é uma estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado. E é exatamente isso que o orkut fez.


Por mais que não tão presente, a rede social tem um branding tão forte relacionado a conexões, virtual, redes sociais, que um simples domínio reativado é capaz de gerar tamanha mídia.


O objetivo principal é despertar sensações e criação de conexões fortes, que serão fatores relevantes para a escolha do cliente pela marca no momento de decisão de compra


Entende o quão importante é o branding na sua empresa? imagine ter uma loja de agasalhos, e ao chegar o inverno toda a cidade atrela o frio do inverno, aos seus agasalhos quentinhos... Isso é branding.



Como aplicar branding em minha empresa? preciso de uma marca registrada?


O registro de marca é uma proteção legal contra possíveis cópias e serve para que a empresa tenha como exclusividade o seu nome, produto, serviço ou ainda o logotipo.


Mas não torna obrigatório ter uma marca registrada para aplicar técnicas de branding, e criar um relacionamento com seu cliente.


Antes de falar como fortalecer seu branding e fazer uma boa gestão de sua marca, entenda os benefícios de criar um relacionamento com seu cliente por meio do branding:


  • Reconhecimento da marca;


  • Conexão emocional com cliente;


  • Aumento da confiança com seu público;


  • Presença na mente do consumidor;


  • Maior valor atrelado a marca;


  • Fidelidade com o público


Tudo atrelado a gestão de sua marca, que se feito de maneira eficiente pode tanto fidelizar seus clientes, quanto atrair novos.


Mas antes de estudar e aplicar estratégias de branding, é importante definir alguns pontos:


Identificar seu público-alvo.

Para quem sua empresa vai vender? com quem quer criar conexões? para quem quer se tornar importante?


responder perguntas como essa são muito importantes para definir estratégias na frente, é de extrema importância conhecer o seu perfil, histórico, dados demográficos, entre outras informações, para criar uma estratégia capaz de impactar e causar identificação imediata


Posicionamento.

Outro fator muito importante para melhorar a gestão de sua marca, é o posicionamento da sua empresa. a forma como ela deve e quer ser percebida pelos seus clientes, as sensações e sentimentos que quer transmitir, seja por seus produtos, atendimento, experiência


Estratégias de branding para aplicar no seu negócio:

Finalmente, depois de definir todos os pontos, conhecer seu público alvo, ter um bom posicionamento definido, está na hora de conhecer algumas estratégias de branding, e aplicar ao seu negócio.

Identidade visual

Ela é a personalidade e representação da sua marca, um conjunto de elementos que representa visualmente uma ideia, nome, produto, serviço ou empresa e que normalmente tem como base integrada uma logomarca, o que ajuda a “expressar” as cores e design da marca, simplificando: a identidade visual é a representação gráfica.


Ela engloba conceitos e valores de uma empresa mesmo que pareça um conceito simplório, a sua criação é extremamente complicada pois deve destacar fatores diversos, como: a cultura da empresa, o seu posicionamento no mercado, objetivos, missão e claro a imagem frente ao público.


Tudo isso para que a marca possa cumprir seu papel fundamental de conexão direta entre cliente e empresa;


Marketing de experiência

Significa usar a experiência do consumidor a fim de atrair, conquistar, e fidelizar o cliente a partir de estímulos que geram respostas emocionais e faz com que o indivíduo crie vínculos afetivos com a marca.


Essa estratégia é crucial para melhorar os resultados de vendas do seu negócio, pois contribui para a identificação da marca, mesmo que o cliente não esteja diretamente no PDV ou no site da empresa, baseando-se nas lembranças que podem ser construídas de outras maneiras e em outros canais e que agem como gatilho da memória emocional.


Outra vantagem do marketing de experiência é o fortalecimento dos laços com o consumidor, dada a identificação que esse processo cria, assim, as futuras ações são capazes de cativar o seu cliente com maior facilidade;


Valores não visuais

Uma estratégia para transmitir valores não visuais, busca fazer com que o cliente entenda seu propósito como marca e para isso se vale de metodologias que desenvolvem itens como:


A personalidade da marca baseando-se em perguntas como: qual sua personalidade? Quais qualidades possui? Como a marca seria se fosse uma pessoa? Entre outros.

Tais perguntas ajudam na criação mais clara e objetiva de uma imagem mental.


Em seguida deve-se trabalhar o tom de voz, o que inclui o tipo de linguagem que será usada nas ações, o que importa é se adequar ao público.


Para isso, vale pesquisar sobre os termos mais usados pelos clientes em momentos casuais e que condizem com a sua marca. Linguagem escrita é uma excelente fonte de conexão.


Outro ponto indispensável são os canais para divulgação, os valores visuais incluem saber onde seu público se concentra e se relaciona com outras marcas, alguns exemplos de canais são as redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e o WhatsApp, por exemplo.


Estabelecer uma presença digital

É inegável que se mal elaboradas e estruturadas, qualquer das estratégias anteriores estão fadadas a não alcançar os resultados esperados. Por isso, a gestão da sua presença digital e a maneira e frequência com a qual se estabelece o contato com o público é tão importante.


Algumas das vantagens em estabelecer uma forte presença digital são: aumentar o faturamento, identificar o potencial e possíveis falhas da sua imagem nas redes e aumentar o alcance das suas campanhas.


Em suma, o uso estratégico e coerente do branding certamente irá gerar um retorno excelente para a sua empresa, especialmente no longo prazo, haja visto que quanto maior o reconhecimento que sua marca obtiver, maiores serão as chances de identificar, conquistar e fidelizar clientes.


Essas foram algumas ações de gestão de marca, que com certeza vão ajudar a sua marca a ser reconhecida e lembrada por seu cliente.

A volta do orkut nos trouxe uma grande lição de branding, e foi um ótimo exemplo prático no poder que tal tem.


Reconhecimento de marca é algo fascinante, e pode abrir muitas portas para seu negócio.


Se deseja saber mais ou conhecer outras estratégias de branding, entra em contato com nossa equipe, será um prazer atender você.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo