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O que é liderança situacional, e como aplica-la.

Você sabe qual a verdadeira função de um líder?
Ao contrário de um chefe, ou gerente, um líder tem como principal papel inspirar, motivar, engajar o seu time. Ter a capacidade de se adaptar a cenários atípicos na organização é muito importante, pois quando se trata de pessoas, é preciso entender que cada um possuí características e personalidades diferentes e isso impacta na forma como devem ser liderados.
O que é liderança situacional?
E é exatamente essa a definição de liderança situacional: Capacidade de adaptação de um líder diante do contexto do mercado, gerindo os times de forma inteligente e eficiente, analítica e empática.


(Na imagem a esquerda: Paul Hersey, a direita, Ken Blanchard)
Esse conceito foi desenvolvido em 1960 por Paul Hersey e Ken Blanchard durante a escrita do livro “Gerenciamento do Comportamento Organizacional”.
Sendo assim, segundo a teoria não existe um estilo melhor que outro para liderar um time. Existe diferentes situações que se adequam a diferentes formas de liderança para times com pessoas diferentes, abaixo veja as principais características de um líder situacional (além da capacidade de adaptação):
Apoio — o líder situacional é capaz de apoiar as equipes sem interferir no trabalho de cada liderado, delegando tarefas de modo humanizado, sem precisar pressionar os colaboradores ou fazer com que duvidem da sua capacidade.
Comunicação — o líder situacional se comunica com maestria, mantendo diálogo aberto e estimulando a confiança das equipes para que trabalhem com autonomia;
Direcionamento — está apto para acompanhar e direcionar seus liderados em todas as etapas de execução de uma tarefa, propondo direcionamentos precisos;
Orientação — nesse modelo de liderança, os gestores orientam pelo exemplo e pela empatia, transmitindo seus ensinamentos com sabedoria, acolhendo os colaboradores sempre que necessário e atuando em parceria sem prejudicar o planejamento, garantindo que os resultados esperados sejam alcançados e até mesmo superados.
Não existe fórmula mágica para lidar com um time de pessoas. Não é por que na empresa XYZ ltda deu certo, que você irá obter os mesmos resultados.
Por isso, é extremamente importante estudar e analisar o seu time, para definir o melhor estilo de liderança. Seu time tem dificuldades para realizar as tarefas? talvez seja necessário mais orientação, vou te mostrar melhor abaixo.
Conhecendo os 4 estilos
Segundo a teoria de Hersey e Blanchard, uma liderança situacional tem 4 diferentes estilos:
Direção, orientação, apoio e autonomia.
Veja abaixo as características de cada uma:
E1 - Direção: nesse caso o líder precisa dizer aos liderados o que fazer e como fazê-lo. Isso significa que neste estilo de liderança de direção o colaborador necessita aprender a tarefa a ser executada e o líder deverá supervisionar a tarefa até o fim. Seria como se o líder pegasse na mão do colaborador, mostrasse o que ele tem que fazer, e ficasse ao lado dele até que ele conquiste confiança.
E2 - Orientação: neste segundo nível, o líder oferece supervisão constante para sua equipe, fornecendo feedback continuamente. O líder também pede informações aos seus colaboradores para recolher sugestões, melhorias e novas ideias que possam contribuir para o projeto. A decisão final cabe à liderança, mas perceba no estilo de orientação o envolvimento da equipe faz com que ela sinta-se motivada a contribuir com melhorias.
E3 - Apoio: aqui os líderes devem facilitar e incentivar seus liderados. Ao atingir este estágio, a liderança oferece oportunidades para que a equipe discuta e analise perspectivas diferentes, enriquecendo o processo colaborativo. Observe que nesta abordagem o colaborador tem muito mais respaldo para executar sua tarefa, sendo que o papel de supervisor do líder sai de cena, pois a liderança supervisiona muito pouco o que está sendo feito.
E4 - Autonomia: como você deve imaginar, neste estilo de liderança situacional o líder tem uma abordagem mais afastada da cena, pois os membros do grupo tendem a tomar a maioria das decisões e assumem a maior parte da responsabilidade pelo que acontece. Aqui, o líder é capaz de delegar responsabilidades ao time, pois neste nível os liderados são maduros, sabem como se comportar, entendem seus papéis e responsabilidades e sabem exatamente o que se espera deles.
Os estilos de liderança, estão ligados ao nível de maturidade do seu time. Que ainda segundo a essa teoria, são classificados em:
M1 – baixa vontade e baixa capacidade: os profissionais do grupo não possuem conhecimento e habilidades suficientes para concluir a tarefa de forma autônoma. Isso pode ocorrer porque são novos ou porque não se sentem preparados e motivados para tomar decisões por conta própria.
M2 – alta vontade e baixa capacidade: os profissionais possuem alguma experiência e por isso estão motivados e possuem habilidade. Entretanto, ainda é necessário apoio na realização das tarefas.
M3 – baixa vontade e alta capacidade: os profissionais possuem as habilidades necessárias para realizar o trabalho com autonomia. Entretanto, eles não se sentem dispostos (motivados) para assumir responsabilidades.
M4 – alta vontade e alta capacidade: os profissionais são capacitados e motivados o suficiente para realizar todo o trabalho com autonomia.
Para facilitar o seu entendimento, observe o infográfico:

Observando o diagrama, podemos concluir que o estilo de liderança E1 é mais adequado para a maturidade M1, o estilo de liderança E2 é mais adequado para a maturidade M2, e assim por diante.
Sendo assim, quanto mais capacitada e motivada for a equipe, menos diretivo o líder precisa ser.
Faz sentido, não é?
Conclusão

A liderança situacional é capaz de distinguir as situações e o que cada uma exige. Isso implica a compreensão de que determinadas situações demandam diferentes posicionamentos do líder e comportamentos dos funcionários para que sejam solucionadas.
Esse estilo de liderança é proveitoso para os líderes que buscam entender as dificuldades que travam o alcance das metas, e conhecer melhor a equipe.
Um líder consciente é capaz de solicitar tarefas corretas a profissionais corretos, e isso resulta em benefícios para toda a empresa.