Marketing digital para negócios locais
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  • Italo xavier

Marketing digital para negócios locais

Você sabe a importância do marketing para o seu negócio local?

Como se destacar em meio a tantos outros?

Continue lendo, que irei te responder tudo isso no decorrer deste artigo


Muitos negócios locais não se veem investindo em marketing digital, por acreditar que é uma estratégia para grandes empresas.


Mas o que poucos sabem, é que não se precisa de altos investimentos para fazer marketing digital. Pequenas ações, como uma conta no Google meu negócio, já faz uma grande diferença para o consumidor conseguir te encontrar.


Continue lendo o artigo, que vou te mostrar como montar uma estratégia do zero, e ter uma presença digital com seu negócio.


 

Google meu negócio

Você conhece essa plataforma do Google?


O Google meu negócio é uma ferramenta que serve para que a sua empresa seja encontrada em buscas no Google e no Google Maps. É a partir desse cadastro que seu negócio local aparecerá nos resultados com as informações completas, como no exemplo:



Além disso, os seus clientes poderão deixar um comentário sobre a sua empresa, e avaliar com estrelas (igual fazemos com uma compra online)


Vale destacar, que ter uma conta no Google meu negócio não vai necessariamente te trazer novos clientes.


Mas poderá trazer uma visibilidade maior para ele, por exemplo:


  • Em um cenário que alguém pesquisa por "Restaurantes perto de mim" no google, o seu restaurante será listado em meio a todos os outros da região.


  • O mesmo pode acontecer com: Lojas de presentes, dentistas, loja de roupas, bares e por ai vai.


Por isso é importante manter os dados atualizados, adicionar boas fotos, e pedir para os seus clientes deixarem uma avaliação!


 

Estar presente nas redes sociais

Se o seu negócio ainda não está nas redes sociais, você precisa com urgência criar páginas para ele.


Esteja em todas as possíveis: instagram, facebook, twiter, linkedin.


Seja lá onde o seu cliente esteja, é lá que você precisa estar também.


Quantas vezes você estava rolando o feed do instagram, e viu diversos anúncios de lanchonete, e de uma baita fome? Ou estava a procura de uma nova roupa, e viu em uma das redes sociais a camisa perfeita para combinar com o look?


Por isso é tão importante estar nas redes sociais, é lá onde a maioria dos seus clientes passam boa parte do tempo, é fácil para você ser visto, e conveniente para todos, já que se o seu cliente segue a sua página, quer dizer que o mesmo tem interesse em ver o que você tem para postar.


Então mantenha suas redes sociais atualizadas, postes conteúdos do dia a dia do seu negócio, cardápio do dia, projetos em andamento, atendimentos. Tudo que possa gerar valor ao seu negócio.


 

Essas foram as ações de marketing para negócios locais, sem custo algum!

Colocando em prática isso que te falei, com certeza as pessoas vão encontrar você online, e considerar uma compra.


A seguir, vou te mostrar o próximo passo para o seu marketing digital ficar ainda mais completo: Investimento em tráfego pago, e a criação de um site institucional.


 

Tráfego pago

O tráfego pago, bem resumidamente, são os anúncios que nós vemos. Nas redes sociais, nas pesquisas do google, nos vídeos, nos sites e por toda a internet.


É uma ótima maneira de impulsionar o crescimento do seu negócio, se tornar conhecido, e fechar vendas.


Com certeza ao navegar no instagram, você já viu diversos anúncios de coisas que sejam do seu interesse. Isso por que profissionais de tráfego estudam as melhores maneiras de fazer o seu anuncio aparecer para as pessoas certas.


Não basta apenas ter um produto, e dar algum dinheiro ao google ou facebook.


Você é o responsável por configurar todo o anuncio, para quem será exibido, em quais horários / datas.


 

Site institucional


E para finalizar o artigo, invista em um site para o seu negócio!


Um site pode ajudar a sua empresa a centralizar as informações, criar um relacionamento maior com o seu cliente, com a postagem de artigos por exemplo (como este que você esta lendo!)


O seu site pode conter informações como: Serviços prestados por sua empresa (ou produtos), endereço, agenda para reuniões, contatos, cultura e valores da empresa.


Para criar um site, não é necessário ser um programador, conhecimentos básicos já servem para criar um site simples, em uma plataforma como o Wix.


Além da programação do site, é necessário ter um domínio próprio.


Além de gerar maior credibilidade, tendo um domínio próprio você poderá ter os certificados digitais de segurança (https://) que são essenciais caso você queira fazer vendas no seu site, por exemplo.


 

Conclusão

Você viu nesse artigo, as principais ações de marketing digital para o seu negócio local.


Da para começar a ter presença digital apenas com o seu celular, e um pouco de pesquisa.

E claro, para fazer de forma eficiente, é interessante contratar profissionais na área. O mesmo vai cuidar do SEO, ações de marketing, posts para social mídia, tráfego pago, entre muitas outras ações.


Caso tenha interesse em saber mais sobre os serviços de marketing, clique no botão abaixo, que você irá conversar com o nosso time, e tirar todas as suas dúvidas!


Espero que o artigo tenha sido útil;


Italo Xavier,

Analista de Marketing

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