COMO FICA A GESTÃO DO NEGÓCIO EM TEMPOS DE PANDEMIA?
top of page
  • Foto do escritorMarcus Leal, M.Partner

COMO FICA A GESTÃO DO NEGÓCIO EM TEMPOS DE PANDEMIA?

Com a chegada ao Brasil, o corona vírus [covid-19] tende a modificar toda a rotina de gestão do país.



Desde o inicio do ano, a forma com que as empresas e as pessoas têm gerenciado as suas vidas e seus negócios mudaram completamente. Detectado inicialmente na China, o corona vírus [covid-19] parou o país, obrigando lideres e o governo a tomarem medidas de precaução, cuidado e combate aos efeitos do vírus.


Seu poder de contaminação é extremamente grande e, rapidamente, chegou a países da Asia, Europa, America do norte e, agora, já se encontra na America do sul. Países como argentina e Colombia sinalizaram o bloqueio de suas fronteiras como iniciativa de gerenciar a quarentena de forma interna, não permitindo a entrada ou saída de pessoas no pais.


Exemplos de neglicencia aos impactos de destruição do corona vírus [covid-19], causaram sérios problemas de gestão à Italia, por exemplo. Com medidas tomadas de forma tardia, um grande numero de pessoas foi detectado, testando positivo para a contaminação do vírus.


Ainda neste artigo, vamos listar alguns passos [importantes] para que a sua empresa ou você, como colaborador possam permanecer no jogo e ainda serem produtivos com ações e estratégias para trabalhar e manter contato com clientes e gerar vendas.


Isso trouxe um enorme prejuízo para a economia do pais, parando todas as suas atividades, desde escolas, eventos religiosas, como as missas no vaticano, todo o comercio local, transformando as principais cidades em verdadeiros desertos.


Mas qual o impacto disso dentro de uma empresa? Quais as principais medidas de prevenção e ajustes uma empresa precisa tomar para se antecipar ao vírus e ainda manter-se competitiva ao mercado?



Recentemente, o corona vírus chegou ao Brasil, detectados nas principais capitais e, aos poucos, também detectados em cidades menores em todo o país.


Primeiro, encontramos dois cenários: um deles baseia-se no fato da crescente demanda por produtos de prevenção a doenças, como mascaras e álcool em gel. A alta necessidade desses produtos para previnir o contagio do vírus gerou um forte aumento nos preços e escassez no comercio.


Industrias e distribuidores têm segurado.estoques forçando a inflação dos preços, gerando demanda. O PROCON, órgão que defende os interesses e os direitos do consumidor tem trabalhado fortemente para combater as praticas abusivas do comercio e de preços que não condizem com a realidade.


Visando os resultados das medidas tomadas pela Italia, precisamos evitar as consequências, principalmente pensando nas dimensões do nosso pais, do qual em território e população, pode determinar resultados negativos muito maiores.


Mas como as empresas podem se previnir e se antecipar a pandemia do corona vírus [covid-19]?




É inegável a diminuição do trafego de pessoas nas ruas, em lugares como shoppings, aeroportos, rodoviárias e centros comerciais. Entretanto, proporcionalmente, o dinheiro tem uma grande queda na sua circulação.


As empresas precisam, mais do que nunca, estarem preparadas e desenvolverem estratégias para permanecerem ativas, em relacionamento com o seu cliente, e produtiva com a sua equipe de colaboradores.


Vamos listar neste artigo, uma lista de passos para ajudar a sua empresa a permanecer no jogo e driblar os efeitos do vírus no seu negocio.


Canais alternativos para comunicação, relacionamento e vendas. ahhh e não esqueça da distribuição.


Durante a epidemia, baixo movimento de pessoas e incertezas, buscar novos meios e canais para agilizar e chegar até os seus clientes será fundamental para manter a produtividade da empresa.


Use os cadastros dos seus clientes já existentes, com informações como numero de telefone, para entrar em contato, sugerir ofertas, e agendamentos de atendimentos. Caso não tenha essas informações, recorrer aos meios digitais também uma alternativa.


O uso de redes sociais são os meios mai ágeis para localizar e chegar até os seus clientes. Diante dos seus processos, busque ferramentas de vendas online com Checkout de pagamentos e organize as retiradas dos produtos ou entregas à domicilio.


Em meio as ameaças é possível encontrar oportunidades. Com planejamento e criatividade é possível melhorar os seus processos e desenvolver novos canais para atender as necessidades dos seus clientes. Procure uma maneira de encantá-los vencendo as barreiras da epidemia e gerando valor.



Procure automatizar as principais rotinas de trabalho.


Processos com a gestão financeira, gestão de compras, gestão de vendas, emissão de notas fiscais, geração de relatórios podem ser facilmente gerenciados e produzidos de casa, remotamente.


Para isso, empresas que se preocupam com a melhoria e a qualidade do gerenciamento das suas informações e dos seus processos com sistemas de gestão. Verdade que ainda existem empresas que fazem estes processos manualmente, porem a agilidade e a garantia da qualidade e a segurança das informações não são as mesmas.


Os principais softwares de gestão do mercado são focados em tecnologia de nuvem, permitindo ao colaborador, a versatilidade de exercer as suas atividades remotamente, de qualquer lugar, sem a necessidade da presença dentro da empresa.


Durante este período sombrio do qual passaremos a atravessar, a utilização de um sistema de gestão com base em nuvem é uma grande solução para que o seu negocio permaneça rodando e produtivo.


Como sugestão para este processo, trazemos o sistema hiper. Melhor sistema do mercado focado nas micro e pequenas empresas que atuam no varejo, com base em nuvem e integração comercial, com maquina física de cartão de credito e gerenciamento integrado e operações de vendas.


Caso você queira saber sobre o sistema ou até mesmo testar gratuitamente na sua empresa, basta clicar neste link, para ter acesso.


Contudo, é extremamente importante estar atento a todas as recomendações de prevenção e como combater os sintomas de forte epidemia que se alastra por todo o nosso planeta.


O corona vírus [covid-19] é coisa séria. Grandes administradores e empreendedores fazem a diferença no nosso pais melhorando a qualidade de vida das pessoas, mas também garantindo a sua integridade física e de saude.



Compartilhe este artigo com o máximo de pessoas que você puder, se achar útil. Deixe-nos um comentário.



Um grande abraço,


Marcus Leal

M. Parter

Leal







16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page