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  • Marcus Leal, M.Partner

Como aumentar as vendas a partir de uma analise ABC?

Se você trabalha com vendas, dentro do varejo, esse relatório é extremamente importante e poderá ser determinante para melhorar a sua empresa nesse momento. 



ABC? O que é isso? O que isso tem haver com a minha empresa?

Acredito que você tenha tido essa impressão se você nunca tiver ouvido falar sobre esse tipo de analise.

Se você já viu, maravilha! Vamos falar muito desse tipo de relatório e como ele pode ser importante em tempos difíceis dentro das empresas

Primeiro, te receber por ter chegado nesse artigo. Tudo bem com você? Espero que esteja tudo bem!

Agora, vamos lá!

Se você trabalha com vendas, dentro do varejo, esse relatório é extremamente importante e poderá ser determinante para melhorar a sua empresa nesse momento. 

Se você está lendo este artigo durante a pandemia do coronavirus no mundo, sabe do tamanho da dificuldade em que o mercado empreendedor está enfrentando agora. 

Em meio ao isolamento social, pessoas dentro de casa, serviços suspensos, decretos estaduais e municipais para o fechamento do comércio local, industrias fechadas e um grande sentimento de dúvida e medo, principalmente para os empreendedores. 

Se você é um empreendedor, principalmente um micro empreendedor individual, chegou até aqui por contas das dificuldades que vem encontrando no seu negócio. 

A primeira delas é: com o comercio fechado, como vou fazer vendas? Como vou manter o meu relacionamento com os meus principais clientes?

Ainda se você pertence ao varejo, provavelmente deve ter um grande mix de produtos. Ou seja, uma grande variedade de produtos para venda. 

Diante disso vem a segunda pergunta: Com pouco dinheiro e poucas vendas, quais produtos devo focar os esforços para vendas?

Por isso, decidi fazer esse artigo hoje.



Quais produtos devo focar na minha venda?



Se você se encontra num momento onde há a necessidade de concentrar os seus recursos para um numero limitado de produtos para vender, saber os principais produtos que geram caixa, volume e lucro para a empresa é extremamente importante para que você continuem girando o negócio. 

Incialmente, você precisa entender qual tipo de produto você vende? São produtos de necessidade básica? São produtos de desejo?

Isso influencia neste momento, pois em momentos de dificuldade, como o momento vivido durante a pandemia causada pelo coronavirus, os consumidores tendem a direcionar seus recursos financeiros para itens básicos de necessidade. 

Uma boa maneira de pensar sobre o seu produto é se perguntar: Se este produto não estivesse a venda, faria falta para o meu cliente neste momento?

Se a resposta for “não”, provavelmente não será um produto para focar em suas ações de vendas. 

Mas se a resposta for “sim”, já temos uma direção. 


Usando o relatório de curva ABC