Como baixar o XML das notas fiscais?
top of page
  • Foto do escritoritaloxver

Como baixar o XML das notas fiscais?

Controlar as notas fiscais de um negócio, é uma tarefa muito importante, e rotineira para empreendedores. Além de manter o controle do estoque, financeiro e dos impostos a serem pagos.

Mas, qual é a maneira mais simples de fazer esse controle?


Se você tem um sistema de gestão, esqueça ter que lançar manualmente as suas notas, e adote essa ferramenta!


Fsist


A ferramenta se chama Fsist, e nela você irá baixar um arquivo em formato XML, contendo todos os dados da sua nota fiscal.


Dessa forma, você pode importar esse arquivo em um sistema de gestão, e será atualizado todo seu estoque, financeiro, e ficará mais fácil fazer sua relação de impostos a pagar, tudo com uma simples importação.


Confira abaixo o que é necessário para usar a ferramenta, e como usa-la:


Extensão no chrome


Para usar o Fsist, é necessário o navegador de internet Google chrome, pois nele podemos baixar e instalar extensões, que são plugins e scripts necessários para o funcionamento de alguns sites e ferramentas no navegador.


Para baixar a extensão é simples! Clique aqui e você será redirecionado para a extensão na loja de extensões do chrome.



Basta clicar em "Usar no chrome" e em seguida, confirmar clicando em "Adicionar ao chrome". Pronto! extensão adicionada, e o Fsist está pronto para uso.


Certificado digital:


Depois de instalar a extensão no navegador, você deve conferir se o certificado digital está instalado na máquina, pois ele é obrigatório para o download das notas na base da sefaz.


Uma forma de verificar se o certificado digital está instalado e válido para uso, é no próprio chrome:


vá na aba de configurações clicando nos 3 pontos no canto superior direito


após, use o campo de pesquisa e digite "Gerenciar certificados" e logo clique em "Segurança"



Desça a página e localize a opção "Gerenciar certificados" clique, e irá abrir uma aba mostrando os certificados instalados no computador, com sua validade.


Se não tiver nada na lista, significa que você não tem um certificado digital instalado no computador.


Caso não tenha um certificado instalado, ou não válido, consulte seu contador para emitir um, ou fazer a instalação na sua máquina!


Depois de garantir que está tudo certo com o certificado digital, vamos para o Fsist!


Baixando XML:


Agora que já fez todos os passos de preparação, tudo se torna muito simples.


Para começar, acesse o site do Fsist clicando aqui


A interface é simples, basta ir no campo de digitação, e insira a chave da sua nota fiscal (44 dígitos, geralmente abaixo do cód de barras), e em seguida clique em "consultar nota"


Logo após, será necessário completar um reCaptcha, basta clicar nas imagens de acordo solicitado.


Ao confirmar o reCaptcha, uma tela irá pedir para selecionar o certificado. Importante ressaltar, que deve ser selecionado o certificado com o CNPJ da empresa, e válido.



Ao confirmar o certificado, você será redirecionado ao Fsist, e o botão de download de xml estará disponível. Note que também existe a opção de imprimir a nota, caso necessário.


Viu como é simples ter total controle de suas notas? após baixar o arquivo XML, você pode importar em seu sistema, ou fazer o envio ao seu contador. Consulte seu suporte para ver como fazer a importação.


Não temos vínculo algum com o Fsist. Isto é apenas uma indicação de ferramenta gratuita para nossos clientes, e eventuais leitores.


Se você se interessou, e gostaria de ter total controle de seu negócio, traçar estratégias e definir soluções de eventuais problemas que sequer surgiram, converse com a gente!


Será um prazer conhecer você e seu negócio.
2.286 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page