Como dar sentido ao seu negócio?
top of page
  • Foto do escritorMarcus Leal, M.Partner

Como dar sentido ao seu negócio?



O sonho de qualquer pessoa que empreende é ver o seu negócio crescer, se desenvolver e, obviamente, dar lucro, gerar resultados e desfrutar de todos eles. Eu já empreendi algumas vezes, e sempre quis fazer dar certo, mas não entendia bem porque começava bem, mas depois de um período, começava a estagnar e, consequentemente, um início decadente até fechar as portas.

O fato de ver as empresas brasileiras não resistirem aos três primeiros ano de vida está completamente ligado a um fator comum dentro do empreendedorismo, a falta de conhecimento técnico e, dentro dele, um posicionamento estratégico, que chamamos de missão.

Mas o que é a missão, afinal?

Ao primeiro momento, você até pensou em uma missão de videogame e eu até poderia fazer essa comparação, pois leva praticamente o mesmo sentido.

A missão dentro da empresa é o grande POR QUE da sua existência. Ou seja, para que criei esse negocio? E a resposta não pode ser meramente: ganhar dinheiro.

A maioria dos empreendedores de primeira viagem, ou aqueles que já empreenderam e não deu certo, tentaram novamente mas não buscaram o conhecimento técnico cometem.

A missão do negocio é fundamental e necessária desde a sua criação e trará a clareza que o empreendedor precisa para dar os próximos passos, alavancar o negocio e também nos momentos difíceis para lembra-lo que a razão para ter dedicado tempo e dinheiro no projeto não apenas o lucro.

A cultura de apoio e assessoria em criação de novos negócios ou na gestão de uma empresa ja estabelecida é bem mais comum em países com o ecossistema do empreendedorismo desenvolvido como nos Estados Unidos.

Por isso é bem mais comum ver negócios prosperarem pelo elevado conhecimento técnico e pratico dos empreendedores e comunidades compartilhando conhecimento sobre o nascimento e o desenho estratégico das empresas.

Pode parecer simples, mas definir a missão da sua empresa requer uma clareza em vários pontos, tanto de mercado, necessidade de clientes e também do próprio comportamento do empreendedor.

Existem diversos materiais na internet onde você pode se aprofundar ainda mais sobre o assunto e construir a missão do seu projeto de forma estratégica e funcional, atuando no desenvolvimento e no crescimento da sua empresa.

Além disso, você pode clicar nesse link e falar com os nossos consultores e eles te ajudarão a desenvolver esse processo com muito mais eficiência.

Marcus,

CEO, Leal Administração & Consultoria.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page