Siga o nosso Instagram

Inscreva-se no nosso canal do YouTube

YouTube-community-captions-feature-endin
Oferta-de-email 297.png
Prancheta 1.png
conte%C3%BAdo_edited.png
Prancheta 2.png
  • Thiago Silva

Ponto de Equilíbrio. O que é? e como posso aplicar?

Atualizado: 7 de Mai de 2020

O Ponto de Equilíbrio (P.E) de uma empresa equivale ao momento em que a receita total e os custos e despesas igualassem. Essa ferramenta permite calcular a quantidade de operações necessários para arcar com as despesas e consequentemente não haver deficit.


O Ponto de Equilíbrio (P.E) consiste na soma das despesas fixas e dividir pela margem de contribuição, vale lembrar que ele não é uma meta a ser atingida e se a receita ultrapassar apenas R$1,00 da soma das despesas já será lucro invés de ponto de equilíbrio.


Ponto de Equilíbrio Contábil


Habitualmente é a modalidade mais usada e conhecida e é usado para quantificar o total de operações a serem realizadas para cobrir os custos levando assim a neutralização do caixa, podendo ser calculado deste modo:




Ponto de Equilíbrio Financeiro


No ponto de equilíbrio financeiro, a única distinção é que são excluídos dos custos fixos a depreciação dos ativos e outras despesas não desembolsáveis. Isso porque algumas empresas, em seus balanços anuais, incluem a depreciação como custo.




Ponto de Equilíbrio Económico


É o ponto onde se calcula a quantidade de produtos a serem produzidos para alcançar o equilíbrio de caixa da empresa, Desta maneira simples, se obtivermos como exemplo um negócio que compra e revende mercadorias e não detém de outras despesas, o ponto de equilíbrio está entre o preço de venda e de compra ser igual a zero.







Um bom planejamento é capaz de evidenciar a contradição entre o sucesso e o fracasso, o lucro e o prejuízo. Sendo assim é possível determinar os indicadores certos e tomar as providências necessárias para diminuir as chances de seu negócio ficar no prejuízo.

Compreendemos que lendo assim brevemente fica inviável compreender tudo que foi dito e conseguir colocar em pratica na sua estratégia de gestão e planejamento por isso nos da LEAL Administração e Consultoria temos uma equipe qualificada e experiente para ajudar auxiliar seu empreendimento em meio ao mercado competitivo.



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo