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  • Marcus Leal, M.Partner

PLANO DE MARKETING PARA 2020. TUDO O QUE VOCÊ PRECISA PARA ESTAR PREPARADO!


2020 ainda nem chegou e você já pensou de cara...


ainda nem terminei de executar tudo o que pensei esse ano e já devo pensar no ano que vem?


isso geralmente acontece por não conseguirmos planejar tudo com antecedência, deixando coisas importantes para depois e, na maioria das vezes, nem chegamos a executar o que realmente nos propomos a fazer para aquele período.


agora você deve estar pensando.... aaaah, falar assim é fácil, é só planejar e pronto!


Na verdade, não! A dificuldade será a mesma. Agora pensa comigo...


É mais fácil organizar tudo para uma viagem com antecedência ou em cima da hora?


Obviamente você vai me responder que é muito mais fácil organizar com antecedência, economizando dinheiro, comprando o necessário, organizando roteiros, pontos turísticos, hotéis, restaurantes, pessoas...


Agora vamos voltar ao que eu disse lá em cima.


Você já está preparado para 2020? Se a sua resposta é "não", então é hora de começar a se preparar e eu vou te ajudar nesse processo.


Vamos lá?


Antes de começar, em algum lugar desse artigo, tem um ponto de assinatura, onde você recebe os nossos conteúdos através de uma lista de transmissão e, recentemente, começamos nosso canal no Telegram, onde compartilhamos vários conteúdos com pessoas que querem crescer nas suas empresas e carreiras.


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Então vamos lá, a partir de agora, vou deixar o passo a passo para que você entenda a importância do planejamento de marketing para 2020 e já comece a se preparar para um ano incrível que está por vir.


1. analise os seus resultados em 2019


O primeiro passo é começar entendendo o que foi feito neste ano de 2019. Bom, você pode pensar... mas o ano nem acabou ainda... mas eu te digo uma coisa: você tem uma excelente amostra de tudo o que aconteceu para analisar, corrigir e projetar um ano melhor para 2020.


Além disso, significa ainda que você deve não apenas analisar o que foi feito dentro da sua empresa, mas também o que foi feito pelos seus concorrentes,.


Analise as estratégias utilizadas, as principais táticas e o principal, qual era o principal objetivo.


Analise também os seus números, quanto foi investido, quanto foi o retorno, qual a taxa de conversão, quais canais de comunicação trouxeram mais resultados, que período do ano obteve mais procura, qual foi mais parado, quais os produtos tiveram mais giro, quais linhas entraram no mercado... se eu for continuar, ao invés de um artigo, sai uma enciclopédia hahahaha.


Desde modo, o que é necessário é realizar um levantamento do que já foi realizado para extrair as principais informações para o planejamento do ano seguinte.



2. Determine os seus objetivos para 2020