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PLANO DE MARKETING PARA 2020. TUDO O QUE VOCÊ PRECISA PARA ESTAR PREPARADO!


2020 ainda nem chegou e você já pensou de cara...


ainda nem terminei de executar tudo o que pensei esse ano e já devo pensar no ano que vem?


isso geralmente acontece por não conseguirmos planejar tudo com antecedência, deixando coisas importantes para depois e, na maioria das vezes, nem chegamos a executar o que realmente nos propomos a fazer para aquele período.


agora você deve estar pensando.... aaaah, falar assim é fácil, é só planejar e pronto!


Na verdade, não! A dificuldade será a mesma. Agora pensa comigo...


É mais fácil organizar tudo para uma viagem com antecedência ou em cima da hora?


Obviamente você vai me responder que é muito mais fácil organizar com antecedência, economizando dinheiro, comprando o necessário, organizando roteiros, pontos turísticos, hotéis, restaurantes, pessoas...


Agora vamos voltar ao que eu disse lá em cima.


Você já está preparado para 2020? Se a sua resposta é "não", então é hora de começar a se preparar e eu vou te ajudar nesse processo.


Vamos lá?


Antes de começar, em algum lugar desse artigo, tem um ponto de assinatura, onde você recebe os nossos conteúdos através de uma lista de transmissão e, recentemente, começamos nosso canal no Telegram, onde compartilhamos vários conteúdos com pessoas que querem crescer nas suas empresas e carreiras.


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Então vamos lá, a partir de agora, vou deixar o passo a passo para que você entenda a importância do planejamento de marketing para 2020 e já comece a se preparar para um ano incrível que está por vir.


1. analise os seus resultados em 2019


O primeiro passo é começar entendendo o que foi feito neste ano de 2019. Bom, você pode pensar... mas o ano nem acabou ainda... mas eu te digo uma coisa: você tem uma excelente amostra de tudo o que aconteceu para analisar, corrigir e projetar um ano melhor para 2020.


Além disso, significa ainda que você deve não apenas analisar o que foi feito dentro da sua empresa, mas também o que foi feito pelos seus concorrentes,.


Analise as estratégias utilizadas, as principais táticas e o principal, qual era o principal objetivo.


Analise também os seus números, quanto foi investido, quanto foi o retorno, qual a taxa de conversão, quais canais de comunicação trouxeram mais resultados, que período do ano obteve mais procura, qual foi mais parado, quais os produtos tiveram mais giro, quais linhas entraram no mercado... se eu for continuar, ao invés de um artigo, sai uma enciclopédia hahahaha.


Desde modo, o que é necessário é realizar um levantamento do que já foi realizado para extrair as principais informações para o planejamento do ano seguinte.



2. Determine os seus objetivos para 2020




O segundo passo, é a determinação dos objetivos para o ano seguinte.


Depois que você entendeu tudo que já foi feito em 2019 é hora de determinar quais serão os próximos passos a serem dados em 2020.


É importante determinar objetivos claros, bem definidos para que não haja problemas de interpretação na hora de elaborar o plano de marketing.


É muito comum que pessoas determinem objetivos generalistas, com pouco foco ou determinação. Vamos à um exemplo:


"esse ano quero lotar a minha agenda de atendimentos"

Temos um objetivo determinado, porem, vago. Quando uma pessoa diz que quer lotar a sua agenda, ela não expressa o quanto ela quer lotar.


Então se ao invés disso ela diz: "esse ano quero atender 20 empresas por mês", na verdade ela estará lotando a sua agenda, mas com um objetivo muito bem definido, pois ela sabe exatamente o numero de empresas que ela quer atender.


Pense em objetivos compatíveis com a sua realidade.

Quem não quer ser rico, milionário, viajar e fazer vários destaques no Instagram rodando pelo mundo?


Porém, determinar objetivos que sejam difíceis de serem cumpridos comprometem a execução, a determinação, e por fim, acaba com a sua animação e energia.


3. Defina metas reais e alcançáveis




Ao definir as suas metas, é importante pensar nos prazos. Metas curtas demais compromete a execução e os objetivos do seu plano de marketing.


Quanto maior o numero de metas, mais fácil será o alcance do seu objetivo.


É importante pensar que cada meta alcançada pode ser um ponto de verificação no caminho para o alcance do objetivo. É interessante fazer a revisão periódica de todas as ações realizadas para realinhar as metas.


Determinar metas radicais demais podem causar problemas na sua execução. Na hora de estabelecer as suas metas, pense nos seus recursos disponíveis.


Calcule prazos confortáveis para a execução dos processos, pense no quanto de recurso financeiro tem disponível, no comprometimento do seu pessoal e no seu tempo disponível para execução e acompanhamento do trabalho a ser realizado.



4 Desenvolva um plano claro com as estratégias, táticas e planos de ação.



Na hora de planejar, não poupe tempo, ideias, recursos e principalmente, a criatividade.


Criar um plano de marketing, pode ser simples à primeira vista, mas a definição de estratégia e táticas, alem de um bom plano de ação para a execução, são tarefas que demandam tempo, experiencia e muito estudo e pesquisa.


É bom buscar informação, conversar com pessoas que tem experiência. Podem ser parceiros, outros empreendedores, consultores, sócios.


Envolva a sua equipe no processo. As pessoas que estão no dia a dia, junto com você, também tem muita informação a respeito dos seus clientes, fornecedores e todas as pessoas pessoas envolvidas no negocio.


Comece agora a pensar como o ano de 2020 irá terminar. Mas de uma coisa eu tenho plena certeza.


Será com muito sucesso!


Compartilhe esse artigo com pessoas que precisam desse conteúdo.


Deixe seu comentário!


Um abraço e até a próxima!



















Marcus Leal,

CEO, consultor empresarial na Leal Administração & Consultoria.

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