• italoxver

O que é uma árvore de indicadores?

Atualizado: 6 de jun.


Como você sabe se uma campanha ou plano de ação está dando certo?

Se sua resposta for diferente de: Analisando os indicadores de resultados, esse artigo é para você


Árvore de indicadores é um processo de estruturação visual que serve para hierarquizar os indicadores-chaves de desempenho (KPIs) de uma ação ou campanha, mostrando uma relação de causa e efeito entre os KPIs estratégicos, táticos e operacionais de uma organização.


Podemos definir KPIs como um Indicador-chave de desempenho, são ferramentas de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado processo, focando no “como” e indicando quão bem os processos dessa empresa estão, permitindo que seus objetivos sejam alcançados.


A análise de indicadores realizada de forma recorrente revela o que está ou não funcionando dentro da organização, sendo os KPIs a melhor maneira de avaliar se os resultados estão de acordo com os objetivos da estratégia estabelecidos pela sua empresa.


Níveis de uma árvore de indicadores

Os indicadores servem para analisar se as metas estipuladas estão sendo alcançadas e gerar informações que podem confirmar se as estratégias estão adequadas, além de diagnosticar quando algo precisa ser mudado para que os objetivos sejam atingidos.


Os mesmos são classificados da seguinte forma:


  • Nível estratégico: voltado para mensurar o cumprimento de objetivos de longo prazo e resultados obtidos diretamente relacionados à estratégia geral da organização.




  • Nível gerencial: também conhecido como tático, está relacionado aos objetivos estratégicos de curto e médio prazo. Esses objetivos são criados e acompanhados pelas gestões com a finalidade de mensurar o funcionamento dos macroprocessos e processos que estão sob sua responsabilidade.




  • Nível operacional: utilizado para mensurar desempenho de atividades e tarefas operacionais da área, esse nível visa uma melhoria contínua em metas cotidianas por meio de metodologias de desenvolvimento e ações de trabalho.


Mais abaixo, vou te ajudar a montar uma árvore de indicadores nos diferentes níveis.


Como criar uma árvore de indicadores?

Defina os objetivos do seu negócio.

Antes de dar início, você precisa definir quais objetivos do seu negócio.


A melhor maneira, é traçar um plano estratégico, onde você vai estipular os seus objetivos, suas metas para alcança-los.


Isso é ideal para termos uma linha para seguir, e para alinhar os indicadores com os objetivos.


Use apenas indicadores chave.

Escolha os indicadores que você considera essenciais para acompanhar o andamento das estratégias de sua instituição.


Não utilize muitos, pois quantidade não necessariamente significa qualidade.


É aconselhável que você utilize de 4 a 7 KPIs, levando em consideração que um indicador só será de fato eficaz se ele for objetivo, mensurável


Não foque apenas em indicadores financeiros.

Indicadores financeiros, como os índices de rentabilidades, não são os únicos que podem revelar o progresso de sua empresa.


Há, por exemplo, indicadores de treinamentos que mostram se os colaboradores têm de fato desenvolvido as habilidades e competências necessárias para desempenhar suas atividades no ambiente de trabalho.


Esses tipos de KPIs, que levam em consideração perspectiva dos processos internos, dos cliente e de aprendizado também são fundamentais na construção da árvore de indicadores.


Entenda o propósito da árvore.

A principal finalidade da árvore de indicadores é organizar os KPIs em níveis e relacioná-los de modo que tal estrutura fique mais clara e mais fácil de acompanhar e administrar.


Então, depois que tiver definido quais os objetivos de sua empresa, as metas que deseja alcançar, quais os indicadores que serão utilizados para acompanhar o progresso, analise como cada um deles se relacionam.


Benefícios da árvore de indicadores.

Ao planejar sua árvore de indicadores, os KPIs que escolher devem indicar o que é necessário melhorar, e quais pontos estão dando certo no seu plano de ações.


Confira abaixo os benefícios que a árvore de indicadores vai trazer ao seu negócio:


  • Compartilhar informações com mais agilidade e clareza;

  • Motivar e gerenciar equipes;

  • Estabelecer metodologias de planejamento estratégico como SWOT;

  • Potencializar a gestão corporativa;

  • Administrar os riscos e analisar diferentes cenários;

  • Encontrar oportunidade de melhoria;

  • Aumentar a produtividade; e

  • Focar em resultados;


Para garantir todos os benefícios listados, é importante ter um plano estratégico bem estruturado, e KPIs na sua árvore bem, definidos.


Precisa de ajuda para definir, ou não tem um plano estratégico?


Entre em contato! estamos ansiosos para ajudar o seu negócio decolar!


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo