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COMO FAZER UMA COMUNICAÇÃO EFICIENTE.



Corriqueiramente estamos lidando com pessoas, sejam elas CLIENTES, fornecedores, COLABORADORES, sócios e etc. Se comunicar bem reduz a possibilidade de erros, problemas entre colaboradores, aumenta a satisfação dos clientes.

Por muito tempo, ainda quando era colaborador de um organização, pouco dava atenção ao processo de comunicação. Eu entendia que, basicamente, o necessário para se obter RESULTADOS, era focar no processo. Ou seja, prestar o SERVIÇO (operacional) da melhor maneira e ser pago por ele.

Em pouco tempo, fui percebendo que apenas isso não garantiria os RESULTADOS esperados para a empresa, já a comunicação com os steakholders era extremamente importante de decisiva, antes mesmo do serviço ser finalizado ou antes mesmo de começa-lo. Logo mais abaixo você vai saber como eu resolvi isso hoje dentro do meu negocio.

MAS PORQUE A COMUNICAÇÃO É UM PONTO CHAVE DENTRO DA MINHA EMPRESA?

Eu não sei qual é a realidade da sua empresa, qual é o tamanho do seu quadro de colaboradores, o tamanho da sua carteira de clientes, com quantos fornecedores você lida corriqueiramente. Mas de uma coisa eu sei… o quanto o PROCESSO DE COMUNICAÇÃO PODE AJUDAR OU DESTRUIR A SUA EMPRESA.

Agora comece a pensar: quando demora para resolver um problema de um cliente? Quando você manda um email para o seu colaborador solicitando uma tarefa, em media, quanto tempo dele demorar para executar essa tarefa ou simplesmente, sinaliza o recebimento da solicitação? Quantos serviços, entregas ou pedidos foram atrasados por não ter prazo suficiente?

Essas são perguntas que, não necessariamente todas, estão no nosso dia a dia dentro dos nossos negócios. Entender que cada uma delas pode ser solucionada a partir de um processo de comunicação eficiente pode ser a chave dentro da sua empresa é algo de que você precisa olhar com mais cautela e todas decisões corretas e passar a obter mais resultados.

Agora eu vou deixar para você, 3 passos que usei dentro da minha carreira para que eu pudesse virar essa chave e passei a obter mais sucesso nos meus resultados.

3 PASSOS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO NA SUA EMPRESA.

1 canal de comunicação.

Qual é o canal que você usa para se comunicar com as pessoas em volta do seu negocio? Existem inúmeros canais de comunicação: WhatsApp, Messenger, email, Skype… usar muitos canais dificultam a comunicação interna e externa da sua empresa. Quanto mais focado for o canal, melhor sera o direcionamento de cada mensagem a cada destinatário.

2 clareza

O quanto a sua mensagem é clara para o recebedor? Ele demora a entender? você passa firmeza no que diz? você tem certeza daquilo que está solicitação ou fazendo?

3 Seja o exemplo

Quer uma comunicação eficiente? Seja o primeiro a fazer isso da maneira correta dentro da sua empresa. Recebeu email, responda. Enviou uma solicitação a um colaborador e não respondida, cobre a ele. Um cliente entrou em contato, dê satisfações, resolva o problema ou a solicitação.

Apenas dessa maneira, eu consegui melhorar e muito o meu processo. Acredito que isso também pode te ajudar.

Se você QUISER SABER MAIS, entre em contato conosco, e vamos, com certeza, tornar o processo dentro da sua empresa ainda melhor, mais eficiente e proporcionar muito mais resultados

Marcus,

CEO.


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